A mudança de um ano para outro provoca, em um modo geral, lembranças, saudades, arrependimentos, e muitas perspectivas acompanhadas de expectativas.
A importância e o valor que a vida possui, faz avaliar o passado. Promove um olhar para o futuro, mas com o desejo de obter algumas garantias. Isso explica o misticismo na busca de vidência para a evidência.
O homem tem a capacidade de sentar, olhar para o nada, além do horizonte, e trazer a mente todos os acontecimentos ocorridos. Os sentimentos são de alegria em meios às situações boas. Surge a percepção da maturidade pelos contratempos que foram amargos na boca, mas que nas próximas vezes a receita será mais bem entendida.
A beleza e o valor da vida estão nos sorrisos, nas lágrimas, na constituição da nossa história. É a história que escrevemos, e que Deus nos ajuda a construí-la e corrigi-la.
Para aqueles que se entregam a Deus, no desejo de fazer o bem, cada minuto é precioso. Nada é em vão. Nada se desperdiça. Cada ano da nossa vida é um capítulo que estamos escrevendo.
Não é possível alterar o que já foi escrito. Não é possível começar outro capítulo, sem antes, terminar o que já se iniciou, e que ainda não terminara.
A beleza e o valor da vida é que Deus nos dá a chance de nos transformarmos a cada ano – cada capítulo. São histórias novas. São histórias melhores. Algumas emocionantes, outras mais arriscadas, mas todas elas irão caracterizar quem somos individualmente.
Deus é maravilhoso! Ele consegue ler cada uma das histórias, ajudando nos detalhes, sem confundir um com o outro. São histórias diferentes que acontecem ao mesmo tempo, com significados diferentes, mas significativos para Deus.
O passo para a maturidade é dado no momento em que abrimos um novo capítulo em nossa história (um novo ano). Isso não acontece porque será melhor, mas porque sabemos o que já vivemos.
Olhando para trás, se aprende muito – Deus, na Bíblia, sempre convida seu povo a olhar para o passado.
A cada novo capítulo é permitido que haja desfechos a respeito do que foi aberto no anterior. Traz-se a glória de algo que se iniciou, mas ainda não se concluiu.
Deus não nos recebe para que apresentemos nossos planos a Ele. Pois para Deus nossa história é sempre progressiva – Ele pressupõe que haja planos em nossas agendas. Deus apenas nos quer felizes. Isso importa.
O desejado é que a cada capítulo, nossa consciência esteja mais próxima de que somos imagem e semelhança de Deus.
A mensagem é: “Feliz amadurecimento”; “Que encontremos mais da imagem e semelhança de Deus em nós”; “Que Cristo seja o Senhor libertador da nossa vida”; “Que a alegria de viver nos seja o bastante, o suficiente”
Assim se dá a prece de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário