Joerley Cruz
Existiram, e ainda existem, homens e mulheres magníficos e ao mesmo tempo marcantes na história da humanidade. Sem dúvida que a lista seria grande se fossemos confeccioná-la. No quadro histórico da religião, onde encontramos os pacificadores, humildes e altruístas, muitos e muitas contribuíram com seu brilhantismo, caráter, coragem, sabedoria e idéias. Nas Escrituras Sagradas, tanto no primeiro, quanto no segundo testamentos, também são muitos os exemplos. Homens e mulheres que diante de uma vida devota a Deus, buscaram espelhar um pouco do caráter do Criador, ainda que mergulhados em suas imperfeições. As biografias nos ajudam a compreender a vida desses muitos personagens que sempre foram fonte de inspiração para outros.
Falar da vida de outras pessoas, sempre nos exige responsabilidade e certeza sobre o que e quem se está falando. Jesus de Nazaré está acima de qualquer suspeita.
O Jesus histórico está envolvido por diversas provas incontestáveis. Há um perfeito caráter e total sobriedade. Existe nele uma admirada autoridade sobre suas próprias palavras, que provocaram profundas mudanças nos âmbitos: religioso – para ele não existe religião, uma vez que a religião impõe suas verdades; social – para ele não existem classes de pessoas distintas, homens, mulheres, crianças, doentes, e principalmente os pobres, os rejeitados, os que não valem por não terem; político – para ele não há poder confiável e nem sustentável, pois o poder é o ópio dos fracos; econômico – ele não tinha no que se prender, e nem onde colocar seu coração, pois a moeda era de César, e no seu reino, todos os homens e mulheres felizes são pobres, inclusive de espírito.
O Jesus, Filho de Deus, o Cristo, mesclou sua perfeita e exemplar humanidade com seu divino poder, sendo ele a segunda pessoa da trindade – Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Em meio a sua humanidade e entre suas ações e palavras, dignas do próprio Deus, ele convida os homens, não todos, a caminhar com ele, a aprender com ele, e a viver intensamente com ele.
Caminhar com Jesus, o Cristo, é caminhar com o próprio Deus, na dimensão dos homens. É caminhar, tendo a percepção de como Deus deseja que o homem caminhe em suas próprias circunstâncias humanas.
Aprender com Jesus, o Cristo, é desaprender os antigos costumes e valores que os homens adquiriram desde o momento em que Deus se tornara irrelevante a eles. As nossas perguntas direcionadas a Jesus possuem respostas que muitos homens ousam ter, mas que somente ele nos responde, conhecendo ele bem quem o homem, verdadeiramente, é.
Viver com Jesus, o Cristo, é compreender a verdadeira vida que nos foi dada. Ele mesmo nos diz que veio para que tenhamos vida, e vida abundante. Viver com o Nazareno, Filho de Deus, é possuir a real compreensão do viver com Deus, comunitariamente Triúno. Possuindo o exemplo humano de Jesus, o Senhor da vida. Desfrutando da companhia consoladora e esclarecedora do Espírito. Sendo amado pela ação paternal do Pai. O Trino Deus, com amor, doçura, e sustentação, interagindo no homem.
O Jesus caminhante, ensinador, e companheiro de vida, com o caminho a nos mostrar, com as palavras certas a nos dizer, e seu compartilhar de vida conosco, nos traz segurança, tranqüilidade e paz, que nenhum outro ser humano nos proporciona. A vida com o Senhor Jesus é uma incansável aventura, que nos torna pessoas mais humanas e mais cientes de que Deus está conosco.