23 novembro 2008

O Senhor é o meu pastor e nada me faltará

Nos escreve o salmista... "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará..."
O pastor não é visto, neste momento, como o Deus de braço forte, que luta em favor de seu povo Israel, livrando-os do Egito, mas é o Deus-Pastor. O Deus-Pastor é delicado, é poético. O Deus-Pastor agora é "meu", não somente "nosso". O Deus-Pastor expressa paternidade, afeto, colo, e segurança.
De maneira simples, isso significa que vivo nos pastos que Ele controla. A liberdade está no pasto.
Dentro do pasto "nada me faltará". O pasto é o lugar da suficiência, da satisfação. A vida fora do pasto do Pastor faz duvidar que tenho o que preciso. A provisão no pasto do Senhor se relaciona com as necessidades no pasto do Pastor. Fora do pasto do Pastor as necessidades são maiores.
O Senhor é o meu pastor e nada me faltará, dentro do pasto do Pastor. Em outros pastos tudo falta porque criamos as necessidades. No pasto do Senhor, as águas tranquilas e os pastos verdejantes enchem os olhos. Em outros pastos é necessário que haja mais. Nos pastos do Senhor, as águas tranquilas e os pastos verdejantes são amplamente sustentáveis. Em outros pastos há medo em faltar, então a oração do salmo é feita com insistência. A oração do salmo nos pastos do Pastor é de concordância, há conscientização de que não existem outros pastos iguais. Em outros pastos as necessidades são inventadas, são ampliadas, resultando no medo de faltar.
Há um paralelo do salmo 23 com a parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32). O filho pede a herança ao seu pai e migra para outros apriscos. O dinheiro acaba, ele se vê em situação de necessidade onde tudo lhe falta. O filho volta para o aprisco do pai. Lá há liberdade porque nada lhe falta. É o paradoxo: fora de casa (aprisco) a liberdade aparenta ser real diante das oportunidades, mas é dentro do aprisco do pai (Senhor) é que se vê livre diante das necessidades supridas, diante da familiaridade do aprisco.
A ilusão mora nos apriscos onde Deus não está. Na realidade do aprisco de Deus reside a certeza da provisão. O reino de Deus é o aprisco. No reino de Deus o pastor se compromete em não haver ausência. Fora do reino de Deus há uma sensação de vazio. Tudo é necessário. Não é fácil se contentar.
Somos convidados a andarmos nos pastos onde o Pastor está. Nos pastos do Senhor Ele é o Pastor - nos pastos dEle não há escassez, há uma certeza de saciedade. Os valores são reais, pois encontram a verdade.
Quando compreendemos e vivemos a certeza que o Senhor é o nosso pastor e nada nos faltará, é porque encontramos o que nos preenche, e não nos damos conta de como é estar sem pastor, sem águas, e sem pastos.